As Primeiras: documentário resgata a história da seleção brasileira feminina

O documentário “As Primeiras”, dirigido por Adriana Yañez (@adriana_yanez), retrata a trajetória de jogadoras que defenderam a primeira Seleção Brasileira Feminina de Futebol nos anos 1980 e 1990 e hoje vivem no subúrbio do Rio de Janeiro. O longa resgata a luta dessas mulheres que desafiaram uma época em que o futebol feminino ainda era proibido no Brasil.
Foto de capa: Cena de "As Primeiras" - crédito: Olé Produções
O filme entra em cartaz em São Paulo (SP) de 10 a 16 de abril de 2025, no Espaço Petrobras de Cinema, com uma pré-estreia gratuita no dia 7 de abril, às 19h. Depois, chega ao streaming via ClaroTV e Vivo Play (Canal Brasil) em 17 de abril e estreia no Canal Brasil em 17 de maio.
https://youtu.be/lmFmwDhc3f8?feature=shared
Produzido pela Olé Produções, o documentário traz depoimentos de ex-jogadoras como Elane dos Santos Rego, Leda Maria Cozer Abreu, Maria Lucia da Silva Lima (Fia), Marilza Martins da Silva (Pelé), Marisa Pires Nogueira, Roseli De Belo e Rosilane Camargo Motta (Fanta). Além de suas histórias no futebol, o longa acompanha suas vidas atuais, muitas marcadas por trabalhos informais e desafios financeiros.
Premiado na 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes e no CineFoot, “As Primeiras” é um resgate histórico que celebra a memória e a resiliência dessas atletas pioneiras, destacando sua importância para o futebol feminino e sua luta contra o apagamento histórico no país do futebol.

Saiba mais sobre este lindo projeto documental na página da Olé Produções produtora do filme