Festival Edoc: Encuentros del Otro Cine

Já estão abertas as inscrições para a 24ª edição do Festival Internacional de Cinema Documental ‘Encuentros del Otro Cine’ (EDOC) 2025, no Equador! Se você tem um filme documental finalizado após 1º de janeiro de 2023, pode se inscrever até o dia 10 de maio de 2025.

Mais informações e link para inscrição no www.festivaledoc.org
Cinememoria
A Corporação Cinememoria, uma instituição de direito privado com personalidade jurídica própria, dedicada à promoção do cinema documental e à preservação do patrimônio audiovisual no Equador, organiza e realiza ininterruptamente desde 2002 o Festival Internacional de Cinema Documental ENCUENTROS DEL OTRO CINE – EDOC. Trata-se de um festival internacional, independente e itinerante de cinema documental, que geralmente acontece anualmente em Quito, Guayaquil e outras cidades do país. É o festival de cinema de maior trajetória e repercussão no Equador, sendo também um evento cultural de relevância internacional.
Todos os anos, o festival exibe uma ampla e significativa seleção de filmes de não ficção, com reconhecimento e prestígio internacional, apostando também em um cinema contemporâneo e ousado, alinhado aos tempos atuais. Além disso, o EDOC é a principal janela de exibição para os documentários equatorianos.
O festival recebe, anualmente, convidados de prestígio internacional que participam de encontros e conversas com o público e com cineastas locais. Diversos diretores de renome mundial no gênero documental já estiveram presentes no EDOC, compartilhando suas experiências com o público equatoriano. Entre eles: Alan Berliner, Albert Maysles, Patricio Guzmán, Ross McElwee, Lourdes Portillo, Ignacio Agüero, Javier Corcuera, Mercedes Moncada, Marcel Lozinski, Eugenio Polgovsky e Helena Třeštíková, entre muitos outros.
Ao longo dos anos, o EDOC também promoveu atividades paralelas de grande relevância, como a publicação de livros sobre cineastas, a realização de fóruns acadêmicos sobre o cinema de não ficção, além de debates e encontros que impactaram significativamente o cenário cinematográfico nacional, consolidando o festival como um espaço anual de reflexão sobre o cinema contemporâneo. Seu público busca aprofundar-se em temáticas sociais, pessoais e históricas, contribuindo para a construção de visões críticas e de uma sociedade mais aberta, plural e informada.
Atualmente, ao longo de seus 21 anos de existência, o EDOC influenciou o surgimento de diversos cursos de cinema nas principais universidades do Equador, evidenciando seu impacto na cultura nacional. Houve também um crescimento exponencial na produção de documentários equatorianos paralelamente à realização contínua do festival. O sucesso da sala de cinema Manzana 14, durante a 21ª edição do EDOC na Universidade das Artes de Guayaquil, revela o surgimento de uma nova geração de espectadores — jovens em torno de 20 anos, nascidos por volta da época da primeira edição do festival.
Durante a pandemia da Covid-19 e no período pós-pandêmico, o EDOC manteve sua realização, mesmo que de forma mais modesta, preservando a qualidade de sua programação e suas atividades paralelas habituais. Duas edições ocorreram de forma online, e foi criada a REDE EDOC, voltada a projetos de não ficção em qualquer etapa de desenvolvimento, oferecendo mentorias personalizadas e encontros de socialização com cineastas locais. A iniciativa se consolidou como um espaço de intercâmbio de saberes e fortalecimento profissional para os documentaristas equatorianos.
#EDOC24ªEdição2025 #24EDOC #ConvocatóriaAberta #CinemaDocumental #FestivalDeCinema #DocuLovers #MelhorFestival #Equador #EDOC24thEdition2025 #OpenCall #Documentário #FestivalDeFilme #FestivalEDOC #EDOCFestival #Cineastas #Filmmakers #CinemaEquador