Documentário: Juventude quilombola de Ubatuba - SP

Dirigido e editado por Junior Machado, com co-direção de Ramon Soares, este curta-metragem, disponível na Bombozila, revela a jornada de autodescoberta de um jovem quilombola de Ubatuba, litoral norte de São Paulo.

Documentário: Juventude quilombola de Ubatuba - SP

Documentário mostra a busca de Junior Machado para se conectar com sua herança ancestral. Dirigido e editado por Junior Machado, com co-direção de Ramon Soares, este curta-metragem, disponível na Bombozila, revela a jornada de autodescoberta de um jovem quilombola de Ubatuba, litoral norte de São Paulo.Ele utiliza a imagem como meio de reflexão e resgate da memória na Comunidade Quilombola da Caçandoca, em uma narrativa sutil e criativa.

O filme tem co-produção de Dialeto Polodoc Documentários, e apoio de Instituto Inteligência Criativa (IC - Ubatuba), Memória Da Maré, e Memória Do Futuro.

Assista ao documentário online gratuitamente aqui na Bombozila

Quilombo da Caçandoca

Caçandoca é o primeiro quilombo brasileiro reconhecido em terras de Marinha. Ocupa uma área de 890 hectares. Está localizado no município de Ubatuba  a uma distância de 250 quilômetros da capital paulista.

O quilombo ocupa áreas da praia e do sertão da Caçandoca, entre elas as localidades de Praia do Pulso, Caçandoca, Caçandoquinha, Bairro Alto, Saco da Raposa, São Lourenço, Saco do Morcego, Saco da Banana e Praia do Simão.

Há na região duas escolas desativadas, uma igreja e dois cemitérios. Há indícios de que, no cemitério da estrada da Caçandoca, eram enterrados os mortos da família do senhor. O outro cemitério fica entre o Saco da Aguda e o Saco da Cotia, e nele eram enterrados os escravos. Há relatos ainda de que no local conhecido como buraco do negro eram jogados os corpos dos negros que morriam nos navios negreiros durante o tráfico da África para o Brasil.

Read more